terça-feira, abril 03, 2007

Visualisando o Saxofone








Quero começar nessa minha primeira matéria, falando sobre o mito de tocar escala só com o propósito de conhecer as notas da escala, sem se dar conta da extensão de todo o saxofone, por exemplo:



Geralmente quando começamos a tocar a escala, iniciamos pelo o nosso C grave, e daí tocamos até o C 8º acima ou 2 - 8º acima, e descemos “bonitinho”, e terminamos no C grave novamente.




E nisso segue para todas as escalas que tocamos, para conhecer as escalas e etc. Só que nessa entramos no vício de não abordar todo instrumento quando estudamos qualquer escala, daí quando se vai improvisar não enxergamos toda a extensão da escala no saxofone. No exemplo abaixo eu abordo a escala de C, começando pela nota mais grave do instrumento (*vide no fim do texto a legenda das cifras), exemplos:


E assim segue abordando de 8 em 8 notas.


O mesmo exemplo só que na escala de F:


E assim segue para os agudos, toque até onde for mais confortável de início, e depois avance gradativamente para os “super-agudos”.


Lembro que um cara chegou para estudar comigo, e como de costume, fiz várias perguntas sobre seus conhecimentos, e dentre essas perguntas, disse-lhe: “.....” toque para mim a escala de A. Prontamente ele começou a tocar de forma crescente a escala

Logo pedi para tocar desde a nota mais grave à nota mais aguda que ele conseguia da escala de A, nas primeiras notas graves já surgiu a falta de conhecimento de toda a extensão do instrumento, se eu fosse pedir de escalas como de Ab, ou de C#, com certeza a coisa complicaria mais ainda.


Quero enfatizar que a abordagem de escalas nessa fase, deve ser estudo técnico não importando a sonoridade melódica! O uso melódico de escalas se dará no tempo de seu estudo de improvisação com play-backs. Ora isso tem implicações técnicas muito grande, de tal modo que quando enxergo toda a extensão de qualquer escala no instrumento, na hora de improvisar, não ficarei evitando certas regiões do saxofone, muito pelo contrário, só aumentará minhas opções de criação.


*Legenda

C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
A = La
B = Si

Na próxima matéria continuarei a falar sobre abordagens e alguns padrões.


Contatos:

email:
wagner.barbosa@yahoo.com.br

myspace:
www.myspace.com/wagnerbarbosax

msn:
wagner_barbosa_sax@hotmail.com

Matéria sobre o cd BOSSA-JAZZ de Celso Pixinga, na qual participei de uma das faixas:
http://www.coverbaixo.com.br/view.asp?PLC_cng_ukey=39122124155YJK5PG8

6 comentários:

Unknown disse...

Gostaria mto de saber tocar sax, gostei mto dos comentários do seu blog , vc dá aulas tbm?

Wagner Barbosa disse...

OI Débora, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário, ja estou escrevendo outros artigos para postar no blog.

Também dou aulas particulares em São Paulo, vc mora em São Paulo?

mande um e-mail para conversarmos sobre isso:

wagner.barbosa@yahoo.com.br

Abraços

Anônimo disse...

olá wagner venho lendo muito seu blog,,também ja vi vc tocar co o pixinga.parabéns,,então na matéria sobre matematica que vc escreveu entendi assim se tenho uma escala de E7+ faço o arpejo 1357 e depois saio da outra terça( no caso na terça ab)???

é que sou iniciante ainda mas poderia me explicar melhor o ciclo das quintas..como estudar,pra que serve ,como aplicar ne um improviso...se puder me ajudar .valeuuuuuu;

Anônimo disse...

wagner parabéns pelo blog..olá toco sax a 2 anos mas estou com muita dificuldade em improvisar..sera que vc poderia mim dar um auxilio??

exemplo numa harmonia onde se encontra: um exemplo Gm7 somente o que vc pensaria é tipo essas coisas que ainda nao entendo aprendi a tocar de ouvido? esse estudo de ciclo ajuda ,,explique mais ..e onde dá aulas?? obrigada ..patricia

Anônimo disse...

OBRIGADO WAGNER ACHO QUE AGORA ENTENDI..MAS É UMA PENA QUE AGORA EU MUDEI PARA O RIO GRANDE DO SUL..FICA DIFICIL FAZER AS AULAS..VOU TE PERGUNTAR POR AQUI QUANDO TIVER DUVIDAS TA..BJUSSSSSS,, FELIZ 2008

PATRICIA

Anônimo disse...

Olá Wagner, quero parabenizá-o pelo grande profissionalismo, és realmete um grande professor! Aproveitando, Seu som com a nova boquilha ficou melhor ainda!!

Forte abraço!

Mosar.