terça-feira, fevereiro 02, 2010

Autumn Leaves parte 2






Para quem não leu e e para quem leu a primeira parte dessa matéria, recomendo que leia novamente.




Afim de, sintonizar a mente na linguagem dessa matéria e seu propósito, que basicamente é incluir, aqueles que tem ainda a harmonia como uma língua estranha, ou mesmo um lugar estranho.





e quem sabe tirar essa “deidade” do monte olimpo





e fazer andar sobre os mortais.




Não me alongando muito, tendo em mente que todos re-leram a primeira parte, então vamos la...



Temos o B7 como o primeiro acorde, vamos monta-lo e desvendar sua escala


Bom esse é um tipo de acorde que, no lugar que ele está, prestes a resolver a primeira parte da música em Em7. Acontece ai uma sequência de acordes que chamamos de cadência, nesse caso como a música é menor, falamos de cadência menor de 2-5-1 ( II V I )

Como assim Wagner 2-5-1, que lance é esse?



relembrando Lembram que o último acorde antes de entrar na casa 1 é o F#m7 b5, seguindo o primeiro acorde da casa 1 é o B7 e resolve no Em7.


Uai Wagner, como que a música resolve em Em7 e vc na primeira parte escreveu que a música está em G, que papo é esse Wagner?!



Simples e fácil, parece que um visitante do blog se adiantou ansiosamente e fez um comentário na matéria anterior, sobre essa questão do maior e menor...


Tudo tem sua hora, e para aqueles que não entendem, não adianta explicar o que é o menor, sem antes saber o que é o maior, ok?


No exemplo abaixo, montarei a escala de G apartir do E, sabem aquele papo de relativa que alguém falou pra vc em alguma aula, e fez vc decorar e recitar como uma tabuada, exemplo:

Qual a relativa menor de C maior?

Aí, vc como numa aula de matemática da 3 série, responde Am

Qual a relativa menor de G maior?

Aí vc responde de forma decorada Em, e assim vai...

Bom se alguém passou por isso, bem vindo ao clube, pq eu tb passei por isso nos primeiros anos de estudo de sax.




Agora veremos a praticidade dessa questão.

Porque, que a relativa menor de G maior é E menor?

Simples e fácil, as notas da escala de Em são as mesmas das notas da escala maior de G.



Para facilitar a matemática da mente, pensem na escala de G tocada apatir de E, se você fizer a equação de montar acorde (Tônica – 3º- 5º - 7º ), verá que esse E é menor, ok?

Em7



Fácil neh?!


É Sempre pensar numa escala maior, apartir de outro ângulo que básicamente sempre da certo, ok?


e onde está o 2-5-1?

Como falei, essa cadência se desenvolve por toda a música, mas aqui nessa caso próximo da resolução da primeira parte, fica mais claro de explicar



No desenho acima o F#m7 b5, Se temos que as notas da escala de Em seja igual a de G maior, logo a formação de acordes será perfeitamente igual, se olharmos a escala de G apartir do E, e o Esendo a primeira nota, logo o F# surge como a 2 segunda nota, seguindo essa mesma lógica se o E é a primeira, e o F# é a segunda, logo o B será nossa 5 quinta nota, como vemos no exemplo abaixo:


Agora vamos voltar ao B7, que ainda não falamos, pensando no Em7 como resolução, pensando só na nota vemos que o B é a 5ºquinta nota da escala de Em como vemos no exemplo abaixo:



Ao acharmos a 5º nota, pegamos a equação de Tônica- 3º-5º-7 e saber qual será o acorde, bom nesse caso o compositor de autumn leaves optou por algumas alterações nas notas desse acorde, ao invés de ser



O autor optou por:



Como vc ja percebeu, que esse acorde tem algumas notas que não fazem parte da escala de G maior ou de sua relativa Em.


Vemos também na imagem abaixo da casa 1, que na melodia o C# tb não fazem parte da escala de G, ok?



Mas de qual escala foi tirado esse acorde?

Bom, podemos pensar em algumas sugestões, mas para não complicar, juntando a escala que estamos trabalhando (G) e fazer as alterações que apareceram tanto na melodia como no acorde de B7, surge a escala de E menor melódica, tocada apartir do próprio B como vemos abaixo.


Em7+ = Emenor melódico

Emenor melódico tocado apartir de B


Veja que aproveitei na imagem acima e ja extrai o acorde de B7.


Para quem não sabe, a diferença da menor melódica para uma escala maior é que apenas o 3º grau fica menor, a sétima mantém maior. Sem segredos, para quem vem acompanho o blog, e sabe a diferença entre maior e menor. Para quem não sabe vide a primeira parte dessa matéria.








Aulas via skype:



meu endereço no skype: wagnerbarbosasax

msn: wagner_barbosa_sax@hotmail.com



Ab sus


Waleu e até logo



3 comentários:

Vinícius Vardiero disse...

Excelente postagem, Wagner. Muito esclarecedora. Parabéns e obrigado!

Unknown disse...

Wagner, ótima explicação, eu já entendi como funciona, mas ainda não descolei as placas rsrsrsrs pra fazer na prática, mas eu chego lá. Valeu, abraço.

Wagner Barbosa disse...

Oi Vinicius, Waleu pelo comentário, visite sempre que puder, Ab sus


Oi Saulo, não entendi o lance das placas, mas ta "Walendo"...rs.sr.

Ab sus