e quem sabe tirar essa “deidade” do monte olimpo
e fazer andar sobre os mortais.
Não me alongando muito, tendo em mente que todos re-leram a primeira parte, então vamos la...
Simples e fácil, parece que um visitante do blog se adiantou ansiosamente e fez um comentário na matéria anterior, sobre essa questão do maior e menor...
Tudo tem sua hora, e para aqueles que não entendem, não adianta explicar o que é o menor, sem antes saber o que é o maior, ok?
No exemplo abaixo, montarei a escala de G apartir do E, sabem aquele papo de relativa que alguém falou pra vc em alguma aula, e fez vc decorar e recitar como uma tabuada, exemplo:
Qual a relativa menor de C maior?
Aí, vc como numa aula de matemática da 3 série, responde Am
Qual a relativa menor de G maior?
Aí vc responde de forma decorada Em, e assim vai...
Bom se alguém passou por isso, bem vindo ao clube, pq eu tb passei por isso nos primeiros anos de estudo de sax.
Agora veremos a praticidade dessa questão.
Porque, que a relativa menor de G maior é E menor?
Simples e fácil, as notas da escala de Em são as mesmas das notas da escala maior de G.
Para facilitar a matemática da mente, pensem na escala de G tocada apatir de E, se você fizer a equação de montar acorde (Tônica – 3º- 5º - 7º ), verá que esse E é menor, ok?
Em7
Fácil neh?!
É Sempre pensar numa escala maior, apartir de outro ângulo que básicamente sempre da certo, ok?
e onde está o 2-5-1?
Como falei, essa cadência se desenvolve por toda a música, mas aqui nessa caso próximo da resolução da primeira parte, fica mais claro de explicar
No desenho acima o F#m7 b5, Se temos que as notas da escala de Em seja igual a de G maior, logo a formação de acordes será perfeitamente igual, se olharmos a escala de G apartir do E, e o Esendo a primeira nota, logo o F# surge como a 2 segunda nota, seguindo essa mesma lógica se o E é a primeira, e o F# é a segunda, logo o B será nossa 5 quinta nota, como vemos no exemplo abaixo:
Ao acharmos a 5º nota, pegamos a equação de Tônica- 3º-5º-7 e saber qual será o acorde, bom nesse caso o compositor de autumn leaves optou por algumas alterações nas notas desse acorde, ao invés de ser
Vemos também na imagem abaixo da casa 1, que na melodia o C# tb não fazem parte da escala de G, ok?
Mas de qual escala foi tirado esse acorde?
Bom, podemos pensar em algumas sugestões, mas para não complicar, juntando a escala que estamos trabalhando (G) e fazer as alterações que apareceram tanto na melodia como no acorde de B7, surge a escala de E menor melódica, tocada apartir do próprio B como vemos abaixo.
Em7+ = Emenor melódico
3 comentários:
Excelente postagem, Wagner. Muito esclarecedora. Parabéns e obrigado!
Wagner, ótima explicação, eu já entendi como funciona, mas ainda não descolei as placas rsrsrsrs pra fazer na prática, mas eu chego lá. Valeu, abraço.
Oi Vinicius, Waleu pelo comentário, visite sempre que puder, Ab sus
Oi Saulo, não entendi o lance das placas, mas ta "Walendo"...rs.sr.
Ab sus
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