Ola “sax-brothers” e de outros instrumentos tb, já sei que alguns outros instrumentistas já visitam o blog. Podem mandar suas sugestões, dúvidas, deixar comentários.
Já está nas bancas a nova revista da Sax & Metais, além de tanta coisa bacana na revista, tive a oportunidade de escrever uma matéria sobre o temível e misterioso Ciclo das Quartas e Quintas.
O que é isso?
Para que serve?
Assim como no blog falo sobre o assunto sempre ao sabor de um bate-papo sobre esse assunto, de fato é bem para aqueles que já ouviram falar, uma matéria bem introdutória, e dará um norte sobre o assunto.
Para galera recém chegada ao blog, matérias já escritas desde 2007, abaixo os links da matéria do blog, é só clicar e ler.
*Visualizando o Saxofone:
Falo sobre o mito de abordar uma escala diatônica apenas de tônica à tônica, e implicações de não se abordar a escala na extensão do seu instrumento.
*Equacionando:
Ensino padrões matemáticos, para se abordar qualquer escala.
*Matemática a seu favor:
Como associar as notas da escala com os números, ou seja, é mais fácil associar as notas com os números para facilitar o aprendizado da formação de acorde ( T 3 5 7 ), isso dará uma maior agilidade na hora de transpor, e perder o medo de tocar algumas tonalidades.
* Afinador para que? Só para afinar-a-dor?
http://planetasax.blogspot.com/2007/08/afinador-para-que-s-para-afinar-dor.html
Uma análise para quem tem problema de afinação, e acha que o afinador vai resolver o problema, então resolvi compartilhar minha experiência.
*Saxofone um amigo e a Morte.
*Saxofone um amigo e a Morte.
As vezes agente esquece do poder da música, o poder unir de pessoas, independente do estilo e do nível técnico. Como foi conhecer através do saxofone, uma pessoa boníssima, vale a pena ler e pensar.
O título já diz..rs
Apartir de uma conversa com um garoto de São José dos Campos, surgiu essa matéria, de como entender os Modos Gregos, já que alguns métodos famosos se quer tem cifra escrita, e quando vamos aprender harmonia, parece que é um bicho de duzentas cabeças.
*O que estudar? Se o que ouço e quero tocar, não tem nada haver com alguns métodos famosos que estudo?
É só clicar....rs
Uma analise também introdutória, sobre a Dom-Dim, e sua aplicação no acorde dominante, fazendo um estudo entre Charlie Parker e o super professor, compositor e uma porta para outra dimensão com suas interpolações Nicolas Slonimsky.
Dentro desse ensaio, gravei junto com um playback de blues, como soaria esse meu ensaio, tocando a “Dom-Dim” em vários acordes dominantes. Música disponível no meu myspace:
Devaneios na ilha do Sr. Dom-Dim
www.myspace.com/wagnerbarbosax
Contatos, aulas particulares, on-line
msn:
wagner_barbosa_sax@hotmail.com
e-mail:
wagner.barbosa@yahoo.com.br